Aos 35 anos, o meia Bernardo – vencedor da Copa do Brasil pelo Vasco – anunciou que vai jogar o Campeonato Namorado de Uberlândia. O desportista , que também passou por Cruzeiro, Palmeiras e Santos, entre outros clubes, vai tutorar a equipe do Unisport na competição, uma das mais tradicionais do interno de Minas Gerais.
No termo de julho, Bernardo já havia sido anunciado pelo Novo Andorinhas, time namorado de Presidente Olegário, no Noroeste de Minas, para a disputa de um campeonato regional. O último clube profissional de Bernardo foi o Capixaba, que jogou a primeira separação do Espírito Santo no primórdio de 2025. Antes, ele fez pré-temporada no Democrata-GV, mas foi dispensado sem sequer estrear.
No ano pretérito, o meia defendeu a URT, de Patos de Minas, e ficou perto de ocupar o chegada à escol do Campeonato Mineiro. Na curso, também rodou por outros clubes brasileiros e do exterior, incluindo Coreia do Sul, Arábia Saudita, Kuwait e Hong Kong.

Receba a agenda de jogos, resultados e as principais notícias
do Vasco direto no seu WhatsApp!
Curso
Procedente de Sorocaba, interno de São Paulo,, Bernardo passou pelas categorias de base do Cruzeiro e ganhou destaque pela primeira vez em 2011, quando foi emprestado ao Vasco e fez 18 gols em 57 jogos. Naquele ano, ele conquistou a Copa do Brasil pelo clube carioca.
Em 2012, ele foi doado por empréstimo ao Santos, onde jogou com Neymar, mas retornou ao Vasco no ano seguinte. Em 2013 o jogador passou por um incidente que ficou marcado: na estação ele teria sido atado para ser questionado sobre o relacionamento com uma mulher ligada a um traficante do Multíplice da Maré.
A mulher foi baleada sete vezes em retaliação pelo suposto envolvimento com o jogador. Em entrevista ao ge em outubro de 2023, Bernardo negou qualquer envolvimento com ela e disse que foi liberado pelo traficante depois mediação do lateral Wellington Silva, que na estação defendia o Fluminense.
Bernardo ainda passou por Palmeiras e Ceará até ser transferido para o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, em 2016. Na curso, ainda jogou por Coritiba, Botafogo-SP, Ipatinga, Volta Redonda, Rio Branco-PR, Brasiliense, Maguary-PE, Maricá-RJ, URT e Capixaba-ES, além de clubes da Arábia Saudita, do Kuwait e de Hong Kong.

Bernardo