Depois de receber a liberação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Ygor Catatau, ex-Vasco e Vitória, está em negociações para retornar ao futebol pelo Volta Redonda, que disputa a Série B do Brasileirão. As partes encaminham um congraçamento, que pode ser concretizado na próxima semana.
A decisão que reabilitou Ygor Catau e mais dois jogadores foi tomada na manhã desta sexta-feira. Os três foram identificados na Operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás, e punidos com eliminação e multa depois comprovada participação em esquemas de apostas.
A negociação entre Volta Redonda e Ygor Catatau foi noticiada inicialmente pelo ducto Notícias Voltaço e confirmada pelo ge. Aos 30 anos, o jogador já treina junto ao plantel do Esquadrão de Aço, mas ainda não há um congraçamento assinado.

Receba a agenda de jogos, resultados e as principais notícias
do Vasco direto no seu WhatsApp!
O clube e o representante do atacante vão se reunir na próxima semana para definir os moldes do contrato e seguirem ou não com a negociação. Segundo apuração do ge, a teoria é que Ygor Catatau assine com o Volta Redonda até o término de 2026, com algumas cláusulas que ainda serão discutidas pelas partes.
A última partida solene de Ygor Catatau foi no dia 5 de maio de 2023, pelo Sepahan, do Irão. O atacante se destacou pelo Madureira, em 2020, e passou pelo Vasco no mesmo ano. Em 2021, disputou a Série B pelo Vitória. Ele ainda passou pelo Mumbai City, da Índia, e pelo Sampaio Corrêa, onde viveu a período mais artilheira, com 9 gols em 33 partidas.
O Volta Redonda, atualmente, é vice-lanterna da Série B e segue na luta contra o rebaixamento. O clube tem o pior ataque da competição e enxerga Ygor Catatau com potencial para melhorar o desempenho ofensivo.
Vale lembrar que o Esquadrão de Aço já conta com o volante André Luiz, que cumpriu suspensão de 600 dias pela Operação Penalidade Máxima. O volante, inclusive, conquistou espaço na equipe e viveu momento de protagonismo nesta Série B, fazendo um dos gols da viradela do Volta Redonda sobre o Athletico-PR, por 3 a 2.

Ygor Catatau