Conheça Matheus França, cândido do Vasco e que foi vencedor da Libertadores pelo Urubu e que encanton John Textor

Conheça Matheus França, cândido do Vasco e que foi vencedor da Libertadores pelo Urubu e que encanton John Textor

Logo Nosso Vasco

Receba a agenda de jogos, resultados e as principais notícias
do Vasco direto no seu WhatsApp!

Inscrever-se  WhatsApp

Veja os gols de Matheus França pelo Flamengo

O Vasco tem um novo cândido nesta janela de transferências. Trata-se do meia Matheus França, que pertence ao Crystal Palace, da Inglaterra. O jogador foi revelado no Flamengo, fez segmento da conquista da Libertadores de 2022 pelo rival e encantou John Textor, proprietário do Botafogo, antes de trespassar do Brasil.

O nome foi indicado para a direção do Vasco pelo treinador Fernando Diniz e pelo diretor técnico Felipe. O departamento de futebol do clube acredita que ele pode jogar em qualquer função do ataque, principalmente porquê um meia-atacante ou segundo atacante.

França estreou no profissional do Flamengo no termo de 2021, na penúltima rodada do Brasileirão, contra o Santos, no Maracanã. Badalado desde cedo, ele era cotado porquê uma das grandes promessas da base rubro-negra, na qual foi vencedor Brasílico Sub-17, em cima do Vasco, e da Copa do Brasil Sub-17. Ele também conquistou o Sul-Americano Sub-15 pela seleção brasileira. Em junho de 2023, França apareceu em uma lista dos jogadores mais promissores do planeta, ao lado de Andrey Santos, Endrick, Estêvão e Vitor Roque.

Com Dorival Júnior, Matheus França recebeu muitas oportunidades e se tornou uma presença frequente entre os titulares do time que disputava o Brasileirão em 2022, enquanto o foco rubro-negro foi a Libertadores e a Copa do Brasil, ambas conquistadas pela equipe. Ao todo, o meia marcou seis gols em 23 partidas pelo profissional na temporada. No ano seguinte, ele ganhou moral com Vítor Pereira, que não durou muito no Flamengo, e perdeu espaço com Sampaoli, antes de ser vendido.

— Matheus França é da geração 2004 do Flamengo e era uma das principais promessas da base. Ele estreou no profissional em 2021, com 17 anos, muito nas últimas rodadas do Brasileirão, mas em 2022 foi quando ele ganhou uma sequência no profissional. Ele teve uma fratura na fíbula em abril de 2022 e ficou três meses fora, mas voltou logo marcando um gol contra o Tolima, na Libertadores — disse Letícia Marques, setorista do Flamengo no ge, que completou:

— O Bayer Leverkusen estava de olho nele desde a base, mas ele foi disputado por Newcastle, Chelsea e Crystal Palace, da Inglaterra. França perdeu espaço com Sampaoli, mas foi vendido por 20 milhões de euros, um valor muito sobranceiro na idade. Ele é muito poderoso fisicamente, mas teve lesões que o atrapalharam.

Meia encantou Textor

Depois de se lesionar e permanecer de fora por três meses em 2022, Matheus França ganhou ritmo de jogo no Sub-20 do Flamengo contra o Botafogo. Foi lá que ele chamou a atenção de John Textor, proprietário da SAF alvinegra e que também era proprietário do Crystal Palace, na Inglaterra. O americano não poupou elogios ao jovem em bate-papo com Rodolfo Landim.

– No Brasil você vê quão rápido um jogador pode chegar do sub-20 ou do time B e ser relevante na Série A. Não só no nosso clube, mas em outros clubes. Eu vi um garoto fabuloso (Matheus França) jogando pelo Flamengo outro dia no jogo do sub-20 – disse Textor em entrevista no Nilton Santos.

Em menos de um ano, o Crystal Palace, que tinha Textor porquê acionista, comprou Matheus França por 20 milhões de euros. O meia não teve sequência na Inglaterra, onde só atuou em 19 partidas em duas temporadas. Ele sofreu com lesões seguidas na coxa e nas costas.

Lesões

Em agosto de 2023, França perdeu dois meses no Crystal Palace por uma lesão nas costas, ficando de fora até outubro da primeira temporada na Inglaterra. Em março de 2024, ele sofreu uma lesão na virilha, que o tirou de combate por dois meses. Quando a temporada iria reiniciar, em agosto de 2024, ele fraturou a costela e perdeu mais dois meses de preparação.

Até que em outubro, por outra infelicidade, ele voltou a lesionar a virilha, o que prejudicou uma sequência na temporada 2024/2025. Ele só foi voltar a campo em fevereiro de 2025 e atuou em sete partidas, entre Premier League e Despensa Inglesa, até agosto deste ano.

Matheus França tinha a expectativa de disputar mais jogos na temporada 2025/2026, mas uma novidade lesão na virilha o tirou de combate durante toda a pré-temporada do Crystal Palace. Ele foi desvio na primeira rodada do Campeonato Inglês novamente.

— Matheus, é mais o músculo adutor – não foi na virilha que ele teve problemas [na temporada passada]. Mas vamos ver. Ele deve voltar talvez em 10 dias, mas perdeu a pré-temporada, e isso é um pouco complicado — disse Oliver Glasner, técnico do Crystal Palace, no dia 9 de agosto.

Manancial: ge

Deixe seu comentário vascaíno 👇

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais recentes