Um duelo contra o rebaixamento encerra a 22ª rodada do Brasileirão. Neste domingo (20h30), no último jogo do dia, o Sport recebe o Vasco, na Ilhéu do Retiro, em partida recheada de rivalidade. Por fim, na última vez que os times se enfrentaram no estádio do Leão, uma grande desavença tomou conta no lugar do espetáculo, indo parar até mesmo no tribunal.
Agora, três anos depois, os times chegam novamente com um mesmo objetivo. Se na ocasião citada a luta era pelo entrada, desta vez o duelo vale muito contra o Z-4. Vamos saber, logo, porquê chegam os rivais para oriente jogão na capital pernambucana.
Onde observar
O jogo terá transmissão exclusiva do Amazon Prime.

Receba a agenda de jogos, resultados e as principais notícias
do Vasco direto no seu WhatsApp!
Porquê chega o Sport
O Sport dá sinais de reação com o técnico Daniel Paulista. Por fim, em seguida perder a maioria dos jogos iniciais do Brasileirão, o time começa a pontuar com maior frequência, perdendo somente um de seus últimos seis duelos. Foi exatamente no último compromisso, em revés por 3 a 0 para o Palmeiras, na última segunda (25/8).
No entanto, o mesmo recorte conta com exclusivamente uma vitória: fora de lar contra o Grêmio, pela última rodada do vez, por 1 a 0. Assim, são quatro igualdades nestas seis partidas. Dois dos três empates na Ilhéu do Retiro tiveram roteiros parecidos, aliás: o Leão jogou muito e abriu 2 a 0 contra Santos e São Paulo, respectivamente. Porém, a equipe sucumbiu à pressão dos contendor e, em ambos os casos, cedeu o 2 a 2, decepcionando seu torcedor. No outro, um 0 a 0 contra o Bahia.
Para oriente jogo contra o Vasco, o Sport, que vem em último, com dez pontos, ainda deverá ter o falcatrua de Lucas Lima. Ele se lesionou (torcedura no tornozelo esquerdo) durante a itinerário para o Palmeiras e sequer treinou nos últimos dias. Caso não esteja capaz, o técnico Daniel Paulista poderá optar por Hyoran ou Atencio. Por outro lado, ele contará com o retorno do atacante Derik Lacerda, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras.
Porquê chega o Vasco
Vivendo sua habitual gangorra exibicional, o Vasco vem de uma boa partida contra o Botafogo, quarta (27/8), pela Copa do Brasil, apesar do empate por 1 a 1. O meio-campo, com Jair e Barros – dupla inédita na temporada – funcionou, com a tendência dela permanecer intacta para o jogo em Recife. Isso por conta da lesão de Tchê Tchê, sofrida em itinerário contra o Corinthians, no último domingo (24/8), em São Januário. Por conta disso, o ex-jogador do Botafogo não atuou contra seu idoso clube, dando espaço ao jovem, que retornou de empréstimo do América-MG a pedido do próprio Vasco.
Um falcatrua importante, no entanto, será o de Paulo Henrique. Preservado contra o Corinthians para atuar contra o Botafogo, o lateral-direito sentiu ainda no primeiro tempo do clássico, dando lugar a Puma Rodríguez no pausa. Visando recuperá-lo para o jogo da volta (dia 11 de setembro), a tendência é que o uruguaio siga na vaga do camisa 96, dos pilares de Fernando Diniz.
Em 16º, o time cruz-maltino precisa da vitória para se distanciar da “zona do risco”. São 19 pontos, e o Gigante da Colina já vê os times à sua frente se distanciando, porquê por exemplo o Grêmio (14º), que já se encontra cinco pontos supra do Vasco. O Santos, 15º, com 21, pode perder a posição em caso de vitória dos comandados de Diniz, aliás.
SPORT x VASCO
Campeonato Brasílico – 22ª rodada
Data e horário: 31/08/2025 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
Sítio: Ilhéu do Retiro, em Recife (PE)
SPORT: Gabriel Vasconcelos; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Kevyson; Rivera, Zé Lucas, Matheusinho e Hyoran (Atencio); Léo Pereira e Derik Lacerda. Técnico: Daniel Paulista.
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair, Barros, Rayan, Coutinho e Nuno Moreira; Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Avaliador: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley De Souza Lima (RO)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Onde observar: Amazon Prime